Curso Técnico em Edificações


CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Do Curso

 

    O Curso Técnico em Edificações forma profissionais fundamentados, teoricamente, com domínio de técnicas de planejamento, gestão e controle para inserção no mercado de trabalho da construção civil, conscientes de suas responsabilidades ética e social e que se comprometam com a aplicação de tecnologias politicamente corretas, prezando a qualidade de vida e promovendo o bem estar da comunidade.

    Refere-se a um ramo da construção civil que concentra estudos em áreas ligadas a projeto, construção e manutenção de obras civis ditas leves: prédios altos, residências e edificações urbanas e rurais. Tais serviços envolvem as fases de projeto e desenho, construção e acabamento da estrutura, instalações elétricas, hidro-sanitárias e especiais, patologia e tratamento de estruturas.

2.2. JUSTIFICATIVA

 

    Na busca pelo cumprimento eficaz das funções do Técnico em Edificações, o grande desafio a ser enfrentado é o de formar profissionais capazes de lidar com a rapidez da produção dos conhecimentos científicos e tecnológicos e de sua transferência e aplicação na sociedade em geral e no mundo do trabalho, em particular.

    Diante dessa constatação, a possibilidade de formar pessoas capazes de lidar com o avanço da ciência e da tecnologia e dele participar de forma proativa deve atender a três premissas básicas: formação científico–tecnológico–humanística sólida, flexibilidade para as mudanças e educação continuada.

    Na atividade produtiva da construção civil, existe uma demanda de mercado local, regional e nacional. De acordo com dados do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura – CONFEA, existe um déficit habitacional no país que gira em torno de dez milhões de unidades, o qual pode ser suprido através de programas de ações sociais ou pela iniciativa privada. Acrescentam-se a isso as exigências advindas de um largo processo de urbanização, que caminha em paralelo à área da construção civil. Esses dados deixam clara a necessidade de investimentos na referida área e, conseqüentemente, apontam para uma concentração de esforços na qualificação de trabalhadores para o desempenho profissional com ética, qualidade e competência social.

    Diante disso, justifica-se a oferta do Curso Técnico em Edificações, visando qualificar profissionais para o bom desempenho de atividades destinadas à execução e ao gerenciamento de obras de edificações, abrangendo a utilização de novas técnicas e tecnologias nos processos construtivos, bem como buscando gerar novas possibilidades de empregabilidade para a população economicamente ativa de nossa região.

    Os técnicos em Edificações poderão exercer suas atividades profissionais em empresas especializadas da Construção Civil, em atividades de execução e manutenção de obras, no gerenciamento dessas atividades e na prestação de serviços afins.

2.3. OBJETIVOS

 

    Formar profissionais para atuar no gerenciamento de processos construtivos das edificações, utilizando métodos, técnicas e procedimentos que garantam a qualidade e a produtividade da construção predial, sem perder de vista a segurança dos trabalhadores.

2.4. REQUISITOS DE ACESSO

 

a) Ser maior de 18 anos

b) Ter o Ensino Médio Completo no ato da Matrícula.

    A matrícula será efetuada em época determinada pela Direção, mediante requerimento assinado pelo aluno com a apresentação dos seguintes documentos:

* Certificado de Conclusão do Ensino Médio (original e cópia);

* Original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

* Duas fotos 3X4;

* Cópia da Cédula de Identidade;

* CPF;

* Atestado de sanidade física e mental;

* Comprovante de residência.

    No ato da matrícula o candidato toma ciência das normas disciplinares vigentes no Regimento Escolar para alunos matriculados nesta unidade de ensino.

2.5. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

 

    Profissional Técnico em Edificações, com uma sólida base de conhecimentos tecnológicos e perfil de conclusão, com base na Resolução CNE/CEB nº 4/99 que contempla conhecimentos teórico-práticos que asseguram autoconfiança e capacidade de contínuo aperfeiçoamento profissional; habilidades que inspiram confiabilidade pela desenvoltura e postura no desempenho profissional; comportamentos que conferem sensibilidade ética no relacionamento com os demais profissionais e durante sua atuação nas organizações.

    Para atender às demandas do processo produtivo, o Técnico em Edificações deve constituir as seguintescompetências específicas::

* Executar, fiscalizar, orientar e coordenar diretamente serviços de construção, instalações e manutenção;

* Controlar o estoque e o armazenamento de materiais;

* Executar ensaios tecnológicos;

* Selecionar documentação específica para processos construtivos;

* Dimensionar equipes de trabalho;

* Conduzir equipes técnicas;

* Elaborar relatórios técnicos e diários de obras;

* Realizar medições e vistorias;

* Controlar a qualidade de materiais e sistemas construtivos;Executar ensaios tecnológicos;

* Elaborar e desenvolver projetos e respectivos detalhamentos, utilizando ferramentas diversas;

* Elaborar orçamentos de materiais, equipamentos e mão-de-obra, com cotação de preços de insumos e serviços;

* Elaborar e cumprir cronograma físico-financeiro;

* Elaborar planilha de quantidade e de custos;

* Fazer composição de custos diretos e indiretos;

* Elaborar e cumprir cronograma de suprimentos e de compras;

* Negociar preços, prazos de entrega e condições de pagamentos de produtos e serviços;

* Selecionar fornecedores.

    Além de tudo isso, o Técnico em Edificações também deve possuir as seguintes competências gerais do Eixo Tecnológico em Infraestrutura:

* Aplicar normas, métodos, técnicas e procedimentos estabelecidos visando à qualidade e produtividade dos processos construtivos e de segurança dos trabalhadores;

* Analisar interfaces das plantas e especificações de um projeto, integrando-as de forma sistêmica, detectando inconsistências, superposições e incompatibilidades de execução;

* Propor alternativas de uso de materiais, de técnicas e de fluxos de circulação de materiais, pessoas e equipamentos, tanto em escritórios quanto em canteiros de obras, visando à melhoria contínua dos processos de construção;

* Elaborar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações hidráulicas e elétricas, com respectivos detalhamentos, cálculos e desenho para edificações, nos termos e limites regulamentares;

* Supervisionar a execução de projetos, coordenando equipes de trabalho;

* Elaborar cronogramas e orçamentos, orientando, acompanhando e controlando as etapas da construção;

* Controlar a qualidade dos materiais, de acordo com as normas técnicas;

* Coordenar o manuseio, o preparo e o armazenamento dos materiais e equipamentos;

* Executar e auxiliar trabalhos de levantamentos topográficos, locações e demarcações de terrenos;

* Acompanhar a execução de sondagens e realizar suas medições;

* Realizar ensaios tecnológicos de laboratório e de campo;

* Elaborar representação gráfica de projetos.